Sagu
Como já prometi na postagem “Iscas”, estou cumprindo o prometido: ensinar a fazer sagu para usar como isca de lambari. É a melhor isca de todas que já testei. O grande segredo dessa isca é a cor. Para melhor comprensão, dividi este post em quatro partes : 1) Cozinhando o sagu; 2) Lavando o sagú; 3) Colorindo o sagú; 4) Ensacando o sagú.
1-Cozinhando o sagú :
Meia xícara de chá de sagú e o suficiente para uma pessoa pescar por um dia, desses dias bons, em que o lambari está roubando muita, muita isca. Se for um dia fraco de peixe, dá prá duas pessoas.
Use uma panela média com tampa, coloque dois litros de água. Use a boca grande do fogão, pois o sagú demora muito para cozinhar.
Quando começar a fervura, deite o sagú. Note que a quantidade de água é grande em relação a quantidade de sagú.
Logo após colocado o sagú, dê uma misturada para evitar que as bolinhas grudem uma noutra.
Tampe e deixe cozinhando em fogo alto. Por quanto tempo ? Depende de muitos fatores: a) Do tamanho e qualidade da panela; 2) Do tamanho da chama; 3) Se o sagu for velho, demora mais para cozinhar. Em geral, o tempo de cozimento é de 22 a 26 minutos. Quando o sagú chega no ponto certo, é preciso parar o cozimento por que ele passa do ponto muito rapidamente ! Dois minutos a mais de cozimento e ele fica já meio mole.
É importante que o sagu seja cozido com bastante água. Por isso, de vez em quanto dê uma checada, se estiver com pouca água, acrescente mais. Pode ser agua fria. O sagu deve borbulhar, não pode ficar gosmento, deve ficar com uma textura mais líquida.
Esta é a parte mais dificil do trabalho. É descobrir O PONTO CERTO do sagú. Quando o sagú estiver meio leitoso, quase cozido, voce deve retirar com um garfo uma porção de sagú, colocar numa xícara e dar um choque térmico. Se ele ficar cristal, está no ponto. Mastigue algumas bolinhas, elas devem ficar al dente, colando no dente, não podem ficar duro demais nem mole demais. Algumas bolinhas não vão ficar cristal, vão ficar com um pontinho branco no meio, mas isso é normal, pois não há um padrão de tamanho, e por isso algumas bolinhas maiores não vão cozinhar 100%.
2-Lavando o sagú
Com o sagú já no ponto, dê um choque térmico, jogando bastante água fria nele.
Coe o sagú, e em seguida retorne ele para a panela, para mais uma lavada.
Lave bem o sagu com bastante água, tire toda a gosma. Quanto menos gosma, melhor, vai ficar mais soltinho.
Pronto ! O sagú está lavado e coado, bem soltinho. Devolva ele para a panela, e vamos para a próxima etapa, que é… … …
3- Colorindo o sagú:
Para colorir o sagú, use corante de confeiteiro, desses usados para fazer bolo. Voce pode encontrar ele nas lojas de artigos para festa, nas casa de embalagens, etc. A melhor cor é o amarelo gema. Não gosto de usar vermelho, acho que o lambari gosta mais de amarelo ou laranja-claro. Se voce usar vermelho, pode até fisgar saricangas, que é um peixe carnívoro. Certa vez, na falta de corante, usei refresco em pó, sabor laranja.
Adicione uma colher de corante. Misture bem, rapidamente. Lembrando que a quantidade de corante depende da quantidade de sagu (óbvio…).
Deixe descançando por 5 minutos, é o tempo necessário para o sagú absorver o corante.
Depois de ficar 5 minutos descançando, voce vai notar que o sagú, que estava soltinho, vai soltar gosma. Por isso, voce deve lavar e coar ele novamente !
4-Ensacando o sagu
Coloque o sagú dentro de dois ou mais saquinhos de boa qualidade, junto com bastante fubá.
Encha o saquinho de ar e chacoalhe. Se o saquinho estourar, a cozinha vai virar um furdúncio, sua esposa vai virar bicho e a pescaria estará cancelada.
Se voce preferir, em vez de usar saquinhos, pode colocar o fubá e o sagu numa forma grande; misture tudo com as mãos.
Finalmente ! Está pronto, o aspecto do sagú será esse, bem soltinho.
O sagú vai ficar mole, mas não muito. Deve ficar com a consistência de uma BOLINHA DE BORRACHA DE SILICONE. Se voce achatar ela com os dedos, ela não vai esmagar; e ao soltar os dedos a bolinha vai voltar ao formato original.
Creio que com as fotos e explicações, ficou fácil fazer sagú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário